Remédio para garganta inflamada

Tempo de leitura: 6 minutos

Remédio para garganta inflamada

Uma inflamação nada mais é do que uma reação de seu organismo perante lesões ou infecções do corpo. A saber, diversas condições podem ocasionar inflamação na garganta, entre as mais comuns estão o resfriado ou gripe, faringite, laringite, mononucleose, parotidite e amigdalite. O frio do ar condicionado e o ar seco também são condições que propiciam o surgimento desta inflamação. Embora a garganta inflamada seja uma situação muito incômoda ela é de “fácil” tratamento. Se você está sofrendo desse mal e está procurando por remédio para garganta inflamada, continue com esta leitura que te explica como resolver este problema. Acompanhe!

Garganta inflamada – os sintomas

Primeiramente você precisa saber que antes de iniciar qualquer tratamento para garganta inflamada a base de remédios é importante que seja diagnosticado por um médico e siga suas recomendações bem como a posologia quanto ao medicamento. Os sintomas mais recorrentes de inflamação nesta área são:

  • Febre.
  • Dor de garganta.
  • Halitose.
  • Tosse seca.
  • Vermelhidão e inchaço na garganta.
  • Dor ao engolir comida ou saliva.

Boa parte das pessoas que apresenta inflamação na garganta vai “arrastando” essa condição sem qualquer tipo de tratamento ou consulta médica; o que pode agravar este quadro ligeiramente. Se porventura isso vier a acontecer com você é importante que consulte seu médico a fim de que ele lhe prescreva um antibiótico para garganta inflamada, caso necessário. Este é mais eficaz para tratar garganta inflamada com pus, dores fortes de garganta e gânglios inflamados.

O que é bom para garganta inflamada?

Caso seja diagnosticada inflamação na garganta seu médico poderá receitar algum remédio para garganta inflamada, tais como:

1. Amoxicilina

A Amoxicilina é bom para garganta inflamada. Trata-se de um antibiótico da classe pertencente aos medicamentos similares à penicilina. Se seu médico receitar esse remédio para você siga estritamente as instruções quanto à dosagem e duração do tratamento. Caso considere que a dose é muito forte ou fraca, contate-o novamente. É importante também que você não interrompa o tratamento.

2. Ibuprofeno

Também o Ibuprofeno é bom para garganta inflamada. É um tipo de remédio que pertence ao grupo dos anti-inflamatórios e são vendidos em formatos de envelope, comprimidos bucais ou revestidos. É um medicamento bastante utilizado para aliviar dores leves ou moderadas inclusive as apresentadas na região da garganta.

3. Cloridrato de Ciprofloxacino

O Cloridrato de Ciprofloxacino serve para garganta inflamada, pois é um antibiótico que atua como antibacteriano. Dentre os principais benefícios deste remédio está o seu alto índice de recuperação dos pacientes em casos de inflamações causadas por bactérias, como pode ser o caso da inflamação na garganta. Ele age rapidamente em seu organismo e bloqueia a reprodução de micróbios.

Vale lembrar que quaisquer destes remédios para garganta inflamada devem ser utilizados mediante prescrição médica. Combinado?

Pastilha para garganta inflamada

Uma das formas de você ter alívio para dor na garganta é fazer uso de pastilhas.

As mais utilizadas são as que tem como componente uma substância chamada mentol, seja ela combinada com outras substâncias ativas ou mesmo sozinha.

O mentol possui propriedades anestésicas. Embora ele ainda não tenha sido pesquisado especificamente para o tratamento sintomático da inflamação na garganta ele continua sendo uma alternativa válida e apresenta baixa taxa de efeitos colaterais.

Spray para garganta inflamada

De modo geral, fazer uso de spray para garganta inflamada somente traz benefícios durante o efeito do remédio aliviando o sintoma sem tratá-lo. O Hexamidina em spray, por exemplo, é indicado para amenizar a dor de garganta pelo fato de anestesiar essa região. Assim, ele é mais recomendado para permitir que você se alimente melhor até que este quadro seja resolvido.

Remédio caseiro para garganta inflamada

Alguns remédios caseiros para tratar a inflamação da garganta são bem eficientes para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. Conheça alguns:

1. Gargarejos com bicarbonato

Misture meia colher de chá de bicarbonato com meia colher de chá de sal em uma xícara de água morna. Este remédio caseiro você pode utilizar 2 vezes ao dia para aliviar o incômodo, a dor e prevenir infecções.

2. Mel com limão

O mel com limão é um excelente remédio caseiro para aliviar a dor de garganta e outros desconfortos originados da garganta inflamada. Para o preparo deste misture uma colher de chá de mel com uma colher de chá de suco do limão em uma xícara de água quente. Misture bem, leve ao micro-ondas por 1 minuto e beba a mistura morna.

O mel possui propriedades benéficas para a saúde como um todo, sendo que uma delas é contribuir para o alívio da dor de garganta.

3. Infusão de sálvia

As folhas da planta sálvia são bem eficazes contra dor de garganta, pois exercem uma atividade antisséptica e anti-inflamatória. Na prática, basta você infundir 1 ou 3 folhas secas de sálvia em uma xícara de água fervente por 10 minutos. Faça o gargarejo com este preparo até 5 vezes por dia.

4. Xarope de própolis e gengibre

É bem fácil preparar este remédio. O bom também é que você pode guardá-lo na geladeira e utilizá-lo para tratar inflamação de garganta em crianças. Para fazer o xarope de própolis e gengibre misture 1 colher de mel, 1 colher de chá de extrato de própolis com 1 colher de chá de gengibre em pó e leve ao fogo deixando ferver por alguns minutos. Assim que ficar morno retire da panela e guarde-o em um recipiente de vidro. Simples; não é mesmo?
Crianças de 3 a 12 anos podem tomar este xarope 1 vez ao dia e os adultos 2 colheres por dia.

5. Chá de gengibre

Outro que está na lista e é considerado um dos melhores remédios caseiros para dor de garganta é o chá de gengibre. É um ótimo bactericida que você pode usar em caso de garganta inflamada. Para seu preparo coloque em uma panela uma xícara de água e adicione 1 cm de gengibre. Ferva por alguns instantes. Após, tampe o recipiente e deixe o chá em repouso por 10 minutos. Coa e beba em seguida. Você pode tomá-lo 3 vezes ao dia.

Caso sua dor de garganta não passe com alguns destes remédios caseiros você deve consultar um médico para que ele possa fazer uma análise e lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Portanto, qualquer remédio para garganta inflamada deve não somente aliviar os sintomas, mas também combater a inflamação.