O que é bom para garganta inflamada e com pus

Tempo de leitura: 6 minutos

O que é bom para garganta inflamada e com pus

Sabe qual é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos de adultos e crianças? A dor de garganta. Isso mesmo! Esta dor pode ser resultado de infecções das amígdalas ou da faringe, respectivamente chamadas de amigdalite ou faringite. Entenda mais sobre este assunto e saiba o que é bom para garganta inflamada e com pus. Confira!

Garganta inflamada e com pus – causas

Existem diversas causas para garganta inflamada e com pus sendo as de origem infecciosa viral, infecciosa bacteriana e não infecciosa. Veja as causas de cada uma:

  • Infecciosa viral – resfriado (ocasionado pelos vírus Adenovírus, Rinovírus, Coronavírus, Parainfluenza, Vírus sincicial respiratório), gripe (provocada pelo Influenza), herpes, infecção aguda pelo vírus HIV, mononucleose e herpangina.
  • Infecciosa bacteriana – estreptococos do grupo A (a mais comum), estreptococos do grupo C e estreptococos do grupo G.
  • Não infecciosa – refluxo gastroesofágico, alergias, ressecamento da mucosa (normalmente em pessoas que tem costume de dormirem com boca aberta), irritação causada por álcool ou fumaça de cigarro, tumores da laringe, uso demasiado da voz, baixa umidade do ar e clima frio.

Como diferenciar garganta inflamada de origem viral com a bacteriana

Saber esta diferenciação é essencial para determinar qual o tipo de tratamento para garganta inflamada é mais adequado para você.

  • Infecção viral e bacteriana – cefaleia, febre, prostração, dor de garganta, dores pelo corpo e odinofagia.
  • Infecção viral – além dos sintomas apresentados acima, esta vem acompanhada de outros sinais como espirros, tosse, rinorreia e obstrução nasal. Independente da intensidade da inflamação na garganta, na origem viral não é comum a ocorrência de pus.
  • Infecção bacteriana – nesse caso, além dos sintomas mencionados anteriormente, há presença de focos de pus nas amígdalas, petéqueias no palato (petéqueias = pequenos pontos vermelhos na pele ou mucosas), febre alta e mal estar mais intenso e generalizado.

Garganta inflamada dor no corpo

A garganta inflamada também tem como um de seus sintomas a dor no corpo que é um mecanismo de defesa de seu organismo. Esta dor é aviso de que algo não está bem. Alguns tipos de dores passam rapidamente, outros podem indicar uma inflamação ou infecção; como é o caso da garganta inflamada e com pus.

Remédio caseiro para garganta inflamada e tosse

Além dos remédios que são vendidos em drogarias e farmácias, há também a possibilidade de você tratar esta região fazendo uso de remédios caseiros pra garganta inflamada e com pus, inclusive se você estiver apresentado tosse.
Conheça alguns:

Chá de limão com gengibre e mel

O chá de limão com gengibre e mel possui ingredientes com propriedades bactericidas e é fonte de vitamina C sendo excelente para fortalecer as defesas naturais de seu organismo. Para fazer este chá coloque em uma xícara de água fervente um pouco de gengibre e um limão fatiado. Tampe e aguarde 5 minutos. Após, coe e adoce com mel. Tome duas vezes ao dia.

Chá de casca de romã

Este chá deve ser utilizado para fazer gargarejo assim como o chá de água morna com limão para garganta inflamada e com pus. Vale destacar que a romã é bastante usada para prevenir dores de garganta. Para o preparo do chá de romã ferva 6 gramas de cascas de romã em 150 ml de água.

Alho

Pode parecer esquisito, mas o alho alivia muito a dor e inflamação na garganta com pus porque ele é um excelente antibiótico natural e possui uma substância chamada de alicina que pode eliminar os germes e bactérias causadores da dor e irritação nessa área.

Separe um dente de alho e corte-o pela metade. Coloque os pedaços em cada uma de suas bochechas e chupe-os como se fossem uma pastilha para tosse. Faça isso pelo menos uma vez ao dia que você irá notar melhoras. Provavelmente seu hálito não ficará muito agradável; mas é melhor tratar a inflamação da garganta desta forma do que ficar sentindo aqueles horríveis e dolorosos incômodos. Não é mesmo?

Garganta inflamada em criança

Vez ou outra, as crianças também sofrem de garganta inflamada e com pus. Os sintomas como falta de apetite, choro, mal estar, dificuldade para engolir e febre provavelmente deixarão sua criança bastante incomodada. Inflamação da garganta na infância é muito comum porque o sistema imunológico dela ainda está em fase de amadurecimento e o organismo não formou todas as defesas necessárias para combater alguns agentes.

O contato próximo de sua criança com outras e a partilha de objetos também favorecem a contaminação por vírus ou bactérias e o tratamento de garganta inflamada em criança varia de um caso para outro.

Bebê com garganta inflamada sintomas

Infelizmente nem os bebês estão livres de contraírem inflamação na garganta, principalmente em dias mais frios. Um dos sinais de que seu bebê está sentindo dor de garganta é o choro. Ainda que nem todo choro é sinal de garganta inflamada, é fato que este pode ser indício de que algo errado está acontecendo. Veja alguns dos sintomas de garganta inflamada em bebê:

  • Recusa ao comer ou falta de apetite.
  • Choro durante a alimentação, vez que ao engolir aumenta o desconforto.
  • Rouquidão.
  • Irritação fácil.
  • Demora mais que normal para se alimentar.
  • Febre.

Remédio caseiro para garganta inflamada infantil

Uma dica de ótimo remédio caseiro para garganta inflamada infantil é a mistura de limão com mel. O limão é rico em vitamina C e combate o crescimento das bactérias causadoras de infecções na garganta. Já o mel é um agente de cura natural que ajuda a manter a garganta da criança bem hidratada além de aliviar a inflamação e dor.

Para fazer a mistura coloque uma colher de sopa de suco do limão e uma colher de sopa de mel em um copo de água morna. Vá dando a criança aos poucos. Pode ser tomada 3 vezes ao dia.

Garganta inflamada na gravidez

Caso você estiver grávida, é importante saber que pode tratar de forma simples a inflamação da garganta na gestação fazendo uso de remédios caseiros ou gargarejos, por exemplo. Para utilizar antibióticos ou anti-inflamatórios na gravidez você deve ter uma prescrição do seu obstetra, já que em algumas situações pode prejudicar o desenvolvimento de seu bebê. Então, consulte seu médico. Combinado?

Garganta inflamada o que fazer

Se o problema de garganta inflamada e com pus não passar de 3 dias é indicado que você faça uma consulta médica a fim de que o profissional analise seu caso e lhe indique o tratamento mais adequado. Garganta inflamada em crianças e bebês é preciso de muito cuidado. Por isso, não deixe de levá-los ao médico; pois a demora pode agravar mais o quadro e aumentar a dor e inflamação.

Portanto, agora que você sabe o que é bom para garganta inflamada e com pus fica mais fácil buscar pelo tratamento ideal.

Um forte abraço.